💬 Resenha #6 | O Hobbit


J. R. R. Tolkien me fez viajar em seu universo com O Hobbit por um período de sete dias completos com muita fantasia e batalhas.

Nesta obra, somos companheiros de Bilbo Bolseiro, um simples e pequeno hobbit que, escolhido por Gandalf, parte em uma aventura sem saber se voltará para casa. Se você já tiver conhecimento sobre este universo, saberá que ele é um complemento a Senhor dos Anéis, um clássico literário de fantasia há gerações e que este também teve privilégio de estar nos cinemas (e ser um sucesso).

"Quando se procura geralmente se encontra alguma coisa, sem dúvida, mas nem sempre o que estávamos procurando. E foi assim naquela ocasião."
- Bilbo Bolseiro, Pág. 58

Em O Hobbit, ou Lá e de Volta Outra Vez (título secundário ao livro), nossa aventuras estão sendo comandadas por treze pequenos homens (anões, mas pequeno só no tamanho), o grande mago Gandalf e o "ladrão" Bilbo. Participamos de banquetes, conhecemos novos personagens, entendemos histórias passadas e lutamos contra aranhas, orcs e tudo que há de ruim.

Toda a luta pela sobrevivência e ajuda tem um propósito: chegar a Montanha Solitária. O antigo lar dos anões desde que foram atacados por um dragão, Smaug, e este por lá adormecido há tempos guardando fortuna, glória e tormento.

Somos surpreendidos com a presença de um amigo e uma pequena brincadeira de adivinhas no escuro: Gollum (a presença deste ser me deixou bastante alegre pois tenho um carinho especial por ele).

"Não se pode ver, não se pode sentir,
Não se pode cheirar, não se pode ouvir.
Está sob as colinas e além das estrelas,
Cavidades vazias - ele vai enchê-las.
De tudo vem antes e vem em seguida,
Do riso é a morte, é o fim da vida."
- Gollum, Pág. 78

Seguimos estes pequenos heróis na fuga do reino élfico, na Cidade do Lago e em sua chegada à Montanha Solitária. Entendemos o que aconteceu com Smaug, como a batalha se iniciou e o quão cego estava Thorin Escudo de Carvalho.

O livro é grandioso e em si uma verdadeira obra prima. Em relação a edição nada negativo: mapas, ilustrações coloridas e composto por uma qualidade nas páginas que dá gosto tocar. Os personagens são bem construídos e é objetivo. É um livro de leitura fácil e rápida. Um ótimo livro para ler e ter em sua estante.



 O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez 
J. R. R. Tolkien
Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves & Almiro Pisetta
304 Páginas
Gênero: Fantasia/Ficção/Épico
Setembro/1937


Compartilhe:

0 comentários