🖊 Publicação Independente e Gratuita! | Diário #1

Olá, leitores!

Esta é a primeira postagem do projeto Café & Escrita onde iremos embarcar em uma jornada de compartilhamento de ideias, dicas e diversas outras coisas para você que quer ou pretende lançar um conto ou uma história. Nesta, irei lhes contar sobre as melhores plataformas de publicação gratuita de livros.

Quando escrevemos algo e temos aquele desejo de compartilhar com o mundo (com orgulho) tudo aquilo que saiu da nossa cabeça, ficamos receosos quando chegamos no destino final: onde irei publicar?

As editoras de renome nacional precisam que você tenha um registro na Biblioteca Nacional, outras apenas precisam que sua história seja boa e passe pelas avaliações. Mas o que incomoda é a demora de resposta ou a impossibilidade de tentar em outras editoras já que isso é totalmente proibido no edital de envio de originais até que seja avaliado.

Você não precisa se desesperar, chorar e desistir de seu sonho. Existem editoras que fazem um trabalho físico belíssimo com sua história gratuitamente (isso é próxima parte do projeto), como também plataformas virtuais que ajudam você a se lançar no mercado e ganhar público.
  1. Clube de AutoresA maior rede social para escritores independentes da América Latina, o Clube de Autores, além das facilidade para publicação, também permite a venda das obras publicadas. Você envia o arquivo, cria um design de capa (ou seleciona um pronto), escolhe a diagramação, formato e define o quanto quer receber de direitos autorais. Lembrando que quanto maior o livro e especificações, mas caro fica no seu bolso e o melhor, é sob demanda: só são confeccionados após comprar no site.
  2. PerseAgregando autores independentes, o Perse é uma plataforma que também facilita a publicação de livros impressos (sob demanda). Basta criar sua conta, selecionar o formato de arquivo que prefere salvar e, enfim, publicar. Sem complicações.
  3. LivroramaLivrorama é um portal, bem dividido e organizado, para fazer sua publicação com a possibilidade de venda dos livros. Com ranking de obras mais vendidas, o site tem uma funcionalidade pouco explorada por outras plataformas: a impressão, transformar o e-book em livro físico. Para que não haja dúvida, o projeto traz uma página exclusiva de perguntas e respostas com os principais tópicos.
  4. EscrytosPlataforma criada pela editora Leya, o Escrytos permite que você possa vender seu livro em lojas como LeyaOnline, Amazon, Apple Store, Barnes & Noble, Fnac.pt, Gato Sabido, Google, IBA, Kobo, Livraria Cultura, entre outras. A plataforma também permite acompanhar o fluxo de vendas em tempo real.
  5. WattpadWattpad é a maior comunidade de leitores e escritores do mundo. Além de possibilitar que você publique seu livro, interaja com leitores e conheça outras obras, a plataforma já revelou vários novos autores para o mercado editorial, entre eles, Anna Todd, autora da trilogia “After” que teve mais de 1 bilhão de acessos e 6 milhões de comentários. Sus história foi publicada em todo o planeta e adaptada para o cinema.
  6. Kindle Direct PublishingO Kindle Direct Publishing é a plataforma mais popular do mundo. Nela, você pode publicar sem nenhuma burocracia (característica compartilhada por todas as plataformas sugeridas nesta lista): você cria seu livro nos formatos legíveis para aparelhos Kindle e pode comercializá-los para uma gigantesca base de audiência em todo o mundo.
Dentre essas, tenho experiência com duas: Clube de Autores e Kindle Direct Publishing. No Clube, lancei um conto teste para saber sobre o alcance e qualidade e confesso que é bem recebido para algo gratuito.

Projeto lançado em 2014 (Circulação Bloqueada)



No Kindle, a experiência foi mais intensa já que fiz parte do grupo CreatSpace Amazon onde você publicava seu livro fora do país e ele circulava alguns sites até chegar no Brasil (a Amazon ainda não tinha grande público por aqui no quesito publicação gratuita). Foi interessante, mas agora a plataforma mudou e você tem tudo ao seu alcance.
Esta é a minha dica de hoje. Cada tópico está "linkado" para que você posso entrar no site e vasculhar, procurando um que se adeque ao que você deseja. Boa sorte, novos e próximos autores!

Compartilhe:

2 comentários

  1. Não conhecia estas plataformas. É sempre bom estar informado ^^,
    Miss DeBlogger

    ResponderExcluir
  2. Wattpad e Kindle são minhas favoritas. Torcendo para que o KDP libere a distribuição de livros para o Brasil na loja da Amazon.com.br
    Abraço

    ResponderExcluir