🏳️🌈 1+1: A Matemática do Amor | Resenha

INFORMAÇÕES DO LIVRO
1+1: A Matemática do Amor
Augusto Alvarenga & Vinicius Grossos
256 Páginas | Faro Editorial
★★★★☆
Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta.
Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos.
Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?
MINHA RESENHA
A vida era assim mesmo, feita de surpresas, chegadas e despedidas...
Lucas e Bernardo, amigos desde sempre, passam por várias experiências nas suas denominadas 'últimas férias'. O pai de Bernardo recebeu uma boa proposta de trabalho fora do país, decidindo assim com sua esposa a escolha por melhoria tanto da vida de ambos quanto do seu filho.
É a partir desse momento que o universo dos melhores amigos vira de ponta-cabeça. A decisão abala a amizade, fazendo assim conhecer o melhor e o pior de cada um, descobrirem coisas novas e a verdade no fim.
Com o livro dividido na visão dos dois personagens, confesso que no começo senti uma falta de característica própria, um texto meio clichê e com um tempinho até cansativo - mas ainda bem que foi somente aqui.
O livro se desenvolve super bem após, nos mostrando mais a amizade e as diferenças. Lucas é o garotinho fofo da história. apaixonado por leitura e péssimo em matemática. Bernado é mais extrovertido, é o menino dos esportes, games e apaixonado por matemática.Se levar em consideração o titulo e o que acabei de comentar, você vai entender um pouco da finalidade e o significado desse livro.
Lembra quando você dizia que às vezes 1+1 pode ser 1? Eu te entendo agora. Mas somos menos que um. Somos uma equação de divisões e saldos negativos.
Um romance fofo, sobre a amizade verdadeira, os últimos dias ao lado da melhor pessoa da sua vida e sobre tentar fazer algo inesquecível. São quatro fórmulas, para dois adolescentes que se completam em meio a uma montanha russa de emoções em dias contados para se deixar ir, é difícil.
Você vai se deparar com momentos de aquecer o coração, de causar angústia e raiva. Levar a descobrir e pensar sobre si, e em como atos brutais tanto na realidade quando na ficção dói. Sobre como os pais entendem melhor do que ninguém seus filhos e que a aceitação deixa tudo mais leve. Deixa você mais forte para enfrentar os desafios da sociedade ignorante.
A palavra, em si, não deveria carregar mal algum, mas, ao saírem das bocas de quem as profere, são como pedras, prontas para atingir o alvo. Será que nenhum menino consegue respeitar alguém que é apenas diferente?
Fico muito feliz de poder ter lido esse livro nacional e triste ao mesmo tempo por não ter um reconhecimento maior - os brasileiros tem aquela questão de não apreciar a literatura do seu próprio país, fazer o quê?
Oi!
ResponderExcluirÉ uma pena como você mesmo comentou sobre os autores nacionais, mas estou fazendo minha parte também, a cada cinco livros por mês que leio três são nacionais isso é minha meta desse ano e até agora estou conseguindo cumprir. Pois temos muito autores desconhecidos que tem histórias marcantes e com um enredo maravilhoso. Parabéns pela sua resenha fiquei curiosa em como os personagens conseguem resolver sua relação e em como desenrola a trama, obrigado pela dica!
Eu tenho bastante vontade de ler esse livro, gosto bastante da temática e do fato de se tratar de um autor nacional. Parece ser um livro bem emocionante.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Olá!
ResponderExcluirquando esse livro saiu fiquei be curiosa, mas depois fui perdendo o interesse, mas quando leio resenhas fico bem curiosa. Adoro livros que retratam amizades. Eu também estou tentando ler mais livros nacionais, mês passado li um e esse mês pretendo ler outro. Tem muitos autores bons para serem lidos. ótima resenha!
beijos!
Olá, tudo bem? Adorei a resenha sobre a obra, não conhecia muito do que ele tratava e agora fiquei mais curiosa pela leitura, concordo com você o reconhecimento sobre autores nacionais é muito pequeno mesmo nos dias atuais, temos que valorizar mais esse tipo de leitura, beijos!
ResponderExcluir