Você consegue ler dois ou mais livros mesmo com o trabalho? | Diário #3


Atualmente, sim. Mesmo o trabalho com uma média de 8 horas por dia, isso não se torna um problema. Comecei a utilizar o tempo ao meu favor e deixei de lados as metas de páginas diárias.

Antes, minha ida e vinda do trabalho além do horário de descanso era apenas para sentar, olhar o nada e mergulhar nas redes sociais, mas agora reformulei esses tempinhos:
  • 🚌 Transporte de ida/vinda: 20-25min.
  • 🚶Espera de Saída (Turno Anter.): 30min.
  • 🛌 Descanso: 1h28.

Nessa minha nova fase, utilizo livro impresso e digital - sendo esse crucial no retorno para casa, já que a pouca/fraca luz dificulta a leitura.

Na ida, leio o livro mais puxado/grande ou com conteúdo pesado já que estou mais alerta, como o atual 'Homem de Giz', e continuo a lê-lo enquanto aguardo a saída do turno anterior.

Em momento de descanso, se a leitura estiver eletrizante ou prazerosa, continuo a leitura do livro ou passo para outro livro no Kindle ou um mangá. Muitas vezes vai depender da minha disposição e do conteúdo que eles apresentam.

Se leio terror, a segunda opção será um young adult ou romance com uma média de 250 páginas - se tiver uma terceira: mangá.

No momento de saída, o Kindle é meu parceirinho. É minha melhor alternativa para novos livros ou continuar a leitura do livro do dia. Ele me ajudou bastante na época de leitura de 'IT: A Coisa' - eu não iria sair de casa com uma bíblia nas costas! 🤷‍♂️

Meta de páginas? Jamais! Eu risquei isso da minha vida e melhorou bastante. Eu leio por prazer e interação com o livro, antes sentia como se fosse uma obrigação. Por mês, eu lia um livro e meio haha agora até três por mês. Além disso, consigo me aprofundar na história e encaixá-los na minha mente para que eu não esqueça de momentos cruciais e marcantes.

Mesmo gênero ou características? Talvez. A literatura é muito vasta e mesmo que o gênero seja igual, o conteúdo é diferente. Posso estar lendo duas fantasias sendo uma mágica e outra mitológica, mas nunca duas distopias que abordam praticamente quase a mesmo coisa (O Conto da Aia x Quando Ela Acordou). A mistura de informações gera conflito e vai ser preciso uma releitura cheia de momentos déjà vu.

Compartilhe:

2 comentários

  1. Tento não usar metas também, mas procuro não deixar tudo solto. Fiz assim: comecei a usar um mínimo de tempo (10 min) ou páginas (10p). Na consistência, acho que flui muito melhor. De toda forma, tambem não forço quando tenho um dia muito cansativo ou não dormi bem, porque acaba me deixando mais cansado ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no universo literário, quanto mais prazeroso melhor. Você acaba não cansando os olhos, a mente e o corpo e tornando o hábito forçado, algo que não deve acontecer.

      Excluir