Novidades de Alex Gino & Tomasz Jedrowski!


Olá, leitor lunático! Tudo bem com você?

O mundo dos livros vive em constante mudança. São novos lançamentos, novas edições, edições comemorativas e tudo mais. Se perceberem, estou apenas trazendo mais indicações e novidades, aquecendo o território para minhas críticas literárias.

Nessa postagem, são duas dicas maravilhosas de leitura que vão ser lançadas este mês no mercado literário norte-americano trazendo a temática LGBTQ+. Uma traz a visão de um jovem sobre ele ser quem é, no outro somos levados a um romance em um ambiente histórico de pós-guerra. Preparado?

BE WHO YOU ARE.
SEJA QUEM VOCÊ É.
🏳️‍🌈

RICK é o próximo lançamento de Alex Gino pela Scholastic Press. O livro chega ao mercado americano no dia 21 de abril e já teve capa e sinopse divulgada. Se você não conhece o autor, aqui no Brasil seu romance de estreia George foi lançado pelo Grupo Editoral Record pelo selo Galera Júnior.

Em RICK, Alex explora o que significa procurar seu próprio lugar no mundo e todos os passos que você e as pessoas ao seu redor precisam tomar para chegar onde você precisa estar.

Rick é um garoto que nunca questionou muito. Seu melhor amigo é idiota valentão chamado Jeff. Ao conversar com seu pai, brincava sobre garotas gostosas que iria namorar, embora isso o deixasse desconfortável.

Rick nunca pensou muito na sua própria identidade e parecia que todo mundo ao seu redor já sabia. Agora é um novo ano, Rick chegou ao ensino médio e novas portas irão se abrir. Uma dessas portas o leva ao clube Rainbow Spectrum, onde encontra crianças de muitos gêneros e identidades, incluindo Melissa, a garota que senta na frente Rick na sala de aula.

Rick quer que sua vida seja entendida, mesmo que isso signifique acabar com velhas amizades e fazer novas.

 

Tomasz Jedrowski traz uma história situada na Polônia no início dos anos 80,  sobre o amor entre dois jovens de lados oposto em meio a uma divisão política. Dentre as críticas que recebeu, foi recomendado a quem adorou 'Me Chame Pelo Seu Nome' (Call Me By Your Name) de André Aciman.

Quando Ludwik, um estudante universitário, encontra Janusz em um acampamento agrícola de verão, fica fascinado, mas desconfiado desse belo e despreocupado estranho. Mas um encontro casual à beira do rio logo se torna um assunto intenso, emocionante e que consome tudo.

Depois que as tarefas do acampamento são cumpridas, ambos passam algumas semanas oníricas acampados no campo. Habitando um belo mundo natural afastado da sociedade e suas restrições, Ludwik e Janusz se apaixonam profundamente. Mas em sua sociedade comunista e católica repressiva, a paixão que eles compartilham é totalmente impensável.

Quando retornam a Varsóvia, o carismático Janusz rapidamente se eleva nas fileiras políticas do partido e é recompensado com uma posição altamente cobiçada no ministério. Ludwik é atraído por atos impulsivos de protesto, incapaz de ignorar o aumento dos preços dos alimentos e a forte disparidade econômica em torno deles. Seu amor secreto e suas diferenças pessoais e políticas lentamente começam a separá-los, enquanto os dois lutam para sobreviver em um regime à beira do colapso.

 

Confesso quem ambos serão boas leituras quando lançados. Lembrando que nenhuma das obras acima tem lançamento para o Brasil. Eu sei que a Galera Record pode dar uma olhadinha em RICK, já Swimming in the Dark poderia muito bem ser lançada pela Rocco (desde que vi e li a sinopse veio exatamente ela em minha cabeça). Qual das duas indicações você mais gostou?



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu adorei todas as dicas 😍😍. George deve ser um livro essencial para professores e pais que trabalham com criança e adolescentes. E Rick, deve ser uma leitura deliciosa e necessária. Já Swimming in the Dark me parece ser o tipo de história que deixa marcas profundas como O Pacifistas ( Jonh Boyne).

    ResponderExcluir