☝ Isolamento Social e a Leitura

by - março 30, 2020


Se eu abrir um jornal de banca agora, a notícia mais importante no momento é a pandemia Covid-19 e as ações do governo para com ela. Se eu ligar a TV, mais informações estarão sendo divulgadas e fico no limbo receoso, querendo que isso acabe logo, mas parece que fica pior a cada minuto.

O isolamento social é um período para que fiquemos em casa, cuidando da nossa saúde e tendo atenção na família. Pode ser que o laço familiar melhore, ou que eu aprenda a cozinhar, vai saber. Mas quando não estamos com essas atenções na cabeça, somos engolidos pelas notícias pertubadoras que fazem nossos meios de comunicação borbulharem. São notícias do mundo, da nossa cidade e até mesmo do universo das fake news.

Like Crazy GIF - Find & Share on GIPHY

Que tal desligar a TV? Sair do Twitter, Facebook e WhatsApp um pouco e se perder em um universo completamente novo que lhe aguarda em um livro. Pego o livro, inicio a ler e vem o primeiro obstáculo: concentração. São tantas coisas girando em minha mente que chego a me sentir cansado, mas se houver dedicação e uma desligada do mundo real, vai conseguir viajar e de quebra relaxar, rir e chorar.

ONDE IREI LER?

Harry Potter Ron GIF - Find & Share on GIPHY

Eu sinceramente tenho muita dificuldade de ler em casa, não adiantava o que eu fazia sempre achava que faltava algo para melhorar meu ambiente. "Na sala? Não, muito barulho externo. No quarto? Até que daria né, mas...".

Tirei um tempo e organizei meu quarto, algumas coisas em específico e voilà! Com uma iluminação adequada e com o espaço maior e aconchegante me senti melhor. Sem muitas distrações, facilitou meu foco e em relação ao som externo, utilizo um headphone que abafa e deixa meus pensamentos fluírem.

O QUE VOU LER?

Books The Book GIF - Books TheBook Read - Discover & Share GIFs

Vi muitas indicações de livros leves, rápidos e histórias tal, mas na verdade quem vai decidir isso é você. Eu mesmo, olhei os livros que tenho, alguns que comprei há tempos e eu decidi dar uma chance. Não se deixe levar que necessita ler algo por causa de burburinho ou por seus objetivos definidos. Essa a forma mais comum de não chegar a ir além das primeiras páginas, trazendo a obra para a lista de fracassos.

Pegue um livro, leia um pouquinho e se não rolar, tente outra coisa. Mesmo fazendo isso e não conseguir prosseguir, pegue um livro que adora ou de um(a) autor(a) que admira e leia ou releia. Não se envergonhe por reler algo, muitas vezes somos surpreendidos e ganhamos mais que perdemos. Eu mesmo cheguei a reler A Culpa é das Estrelas e As Vantagens de Ser Invisível nos momentos que concluí que não dava mais para ficar tentando.

O TEMPO E AS DISTRAÇÕES.

Time Clock GIF by 20th Century Fox Home Entertainment - Find ...

Bom, agora temos um bom tempo livre, mas ainda fica difícil se desligar do exterior. Chego no meu quarto, sento-me na poltrona ou na cama, agarro o Freud (meu urso de pelúcia) e quando começo a ler percebo que meu ritmo está mais devagar que o normal.

O celular me encara, a televisão me faz pensar em outras coisas e acabo me esquecendo do que li. Que tal usar um timer ou um pomodoro para organizar seu tempo e evitar distrações. Depois de um tempo, sua leitura começará a fluir melhor e vai absorver a história sendo que a distração será sua imaginação junto com os personagens.

Com o tempo certo, suas leituras ficarão em dia, assim como vai ter tempo para navegar nas redes sociais, assistir filmes ou ver séries, ouvir música e aproveitar o dia para fazer o que quiser.

DIÁRIO DE LEITURAS.

En Stock! Vampire Diaries Collar Relicario Elena Con Verbena ...

A utilização de um diário de leitura é relativo, eu mesmo adoro ter um já que posso fazer anotações importantes e momentos chaves que me ajudam na hora de resenhas ou comentar para que não deixe os spoilers fluírem.

Quais livro eu li? Quando li? Expectativas? Bom, tem um pouco de tudo. Posso até ler muitos livros, mas com a ajuda desta belezinha aqui, não vou esquecer de coisas importantes. Sendo que ele ajuda muito em livros específicos onde há muitos personagens, lugares e eventos.


Se o que comentei hoje vai lhe ajudar em alguma coisa, espero que sim. Não é algo incomum, muito pelo contrário, todo mundo já passou ou passa por isso. Tomara que suas leituras voem, que visitem castelos, cidades e universos.

Que sejam felizes, chorar não faz mal um pouquinho e que além de tudo compartilhem e indiquem. Vamos criar uma rede literária comunicativa que perdurará para além da quarentena.

Você Pode Gostar

12 comentários

  1. Que dicas maravilhosas. O isolamento social é benéfico sim, quando a pessoal sabe aproveitar o tempo, seja trabalhando ou com uma atividade que lhe der prazer. A leitura sempre acaba crescendo mais nesse periodo, vi bastante gente que anda criando o hábito

    ResponderExcluir
  2. No começo eu sofri um pouco com o isolamento porque ficar sem trabalhar é dificil, até eu estabelecer uma rotina legal pra me manter ocupada e não ficar o dia todo na TV foi dificil kkk
    Mas aqui não tem problema com leitura, eu adoro ler na minha casa porque aqui bate sol o dia todo e é bem claro e bem silencioso, o que é bem estranho pra uma cidade grande! Tô lendo muito e tô até gostando desse tempo pra colocar as leituras em dia!

    ResponderExcluir
  3. Acho que apesar do caos, esse momento é importante para revermos o que estamos fazendo com o mundo, o que estamos fazendo conosco e com aqueles que estão em nossa volta e amamos. Estou lendo, meditando, mas também acompanho as notícias, para mim é importante, meratono séries na Netflix e estudo muito.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu estou tentando ler nesse isolamento, mas está difícil de conseguir me concentrar, pois a preocupação com tudo o que está acontecendo é gigante. Além disso, estou tendo aula da facul pela internet, com trabalhos para entregar e tudo. Mas, levando em consideração esses fatores, até que estou conseguindo ler sim, rs.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Minhas distrações são meus irmãos haha. Vire e mexe entram no meu quarto pegando algo ou falando de alguma coisa e agora eu tenho a tática de fingir que não tô ouvindo e leio. Em três dias li 520 páginas porque estava cansada de estudar e assistir coisas na Netflix ou Amazon. É ter controle e ler como se tivesse fazendo uma atividade comum.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Desliguei mesmo de todas as noticias e deletei o Twitter (que amo) mas não estou lendo tanto quanto gostaria. Não estou mal com isso pq entendo que o momento, né?
    Ainda não consegui me concentrar para um diario de leitura, prefiro os postits rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oii

    Eu até queria ter um diário de leitura, pra notar minhas impressões, ajudaria tanto na hora de montar a resenha, mas sempre esqueço, bate a preguiça. Tenho acom`panhado as notícias só uma vez ao dia, pela manhã, mais do que isso acho que a gente entra meio que em modo de paranóia sabe? É bom estar informado, mas tb desconectar de quando em quando é válido, pra não deixar tanta noticia ruim abater a energia da gente.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Além de ter tantas coisas na cabeça sobre o Covid-19 ainda tem muita gente em casa, fico pirada, não consigo ler, perco a concentração por ter tanto barulho tantas conversas. Me sinto fatigada e cansada todo o tempo deve ser estres. Mas espero que isso tudo passe logo, e que Deus tenha piedade das pessoas que perderam o trabalho e que volte ao normal, pois cada vez vejo que está mais complicado, parabéns pelo post e obrigado pelas dicas. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Achei esse post tão lindo e útil!!!
    Suas dicas são super bacanas e com certeza irei aplicar algumas delas... O isolamento requer um período de adaptação e com certeza vamos sair com muito aprendizado disso!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Muitas vezes fazemos posts com dicas de livros rápidos e leves, pois muita gente prefere livros assim nesse período, mas claro que quem determina isso é o leitor. Eu estou aproveitando para colocar todos os livros em dia, principalmente os de parceria e tem sido muito bom! E ah, nada como arrumar o quarto e deixar com uma ótima iluminação, né?

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que devemos aproveitar esse tempo para fazermos algo que queremos, né? Seja o que for, seja ser altamente produtivo, ou só ler todos os livros que você quiser!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Posso dizer que os primeiros dias de isolamento eu meio que surtei, porque não estou acostumada ficar em casa da maneira que estamos.
    No entanto, esse período de isolamento eu meio que estou tentando rever coisas que eu gostava como meus doramas.
    Adorei o texto.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir