Animais Fantásticos está por um fio?

by - julho 12, 2020


Estamos em um período complicado e precisamos ter calma e esperança pelos dias que virão, mas nem tudo está com um futuro promissor. O universo expandido de Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam, levanta questionamentos desde seu lançamento.

Trazendo nostalgia, o novo universo tinha tudo para ser um fenômeno mundial novamente, mas controvérsias do primeiro filme e outras atuais estão colocando o futuro da franquia numa possível linha de cancelamento.


Em 2016, o primeiro longa gerou grande burburinho pela escolha de Johnny Depp no elenco principal. O ator estava se divorciando em meio a alegações de violência doméstica e isso trouxe uma certa preocupação aos fãs.

Com o tempo, mais informações sobre o personagem de Depp na franquia foram divulgadas e tudo piorou quando foi revelado que ele interpretaria um dos principais vilões de todo o universo de Harry Potter, Gellert Grindelwald.

No primeiro filme, mais de 90% do personagem foi interpretado por Colin Farrell já que o vilão muda de forma e pode ser facilmente substituído por outra pessoa, mas com a onda negativa dos fãs, J. K. Rowling, David Yates, David Heyman e a Warner Bros. Studios emitiram uma declaração em defesa da escolha de Depp.

Desde então, o caso de Depp vem sendo acompanhado de reviravoltas e as mais recentes não estão nada positivas para o lado do ator. Se você colocar o nome dele na pesquisa do Google, vai entender bem o que estou dizendo.


Uma das mais recentes aconteceu em abril deste ano. Ezra Miller, conhecido como Credence na franquia e Flash no universo da DC, teve um vídeo compartilhado em massa nas redes sociais. Adivinha o conteúdo? Ezra enforcou uma fã e a jogou no chão em um bar na Islândia. Nem Miller e nem a Warner Bros. comentaram sobre o assunto e nenhuma acusação foi registrada.

Durante as divulgações de Os Crimes de Grindelwald uma novidade no elenco foi confirmada, a sul-coreana Claudia Kim foi adicionada ao universo mágico e seu personagem gerou um burburinho negativo.

Lembra da Nagini? A temida cobra de Lord Voldemort foi interpretada por Kim e por ser asiática, os fãs disseram que a escolha era racista já que Nagini era “escrava” e serva de um vilão branco, gerando uma relação de representatividade negativa já que uma pessoa de cor foi escolhida para tal personagem.

Kim chegou a falar da polêmica gerada e a problematização levantada pelos fãs, mas para ela a escolha foi significativa. J. K. Rowling chegou a falar no Twitter e responder as críticas e resolveu abordar mais sobre a origem de Nagini. 

Acredito que a questão de Kim, a baixa bilheteria do segundo filme e o atraso no terceiro filme devido a interrupção das gravações pelo COVID-19 sejam as mais leves de todo o percurso do spin-off, mas chegamos a principal questão: J. K. Rowling.


Em junho, Rowling recebeu diversas críticas após publicar um tweet com comentários transfóbicos. Compartilhando um artigo sobre “como criar um mundo mais igual para as pessoas que menstruam” seguido pelo comentário: “Pessoas que menstruam. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajuda.”

Isso logo foi chegando aos usuários do twitter que foram apontando o teor transfóbico da autora que teve atenção redobrada quando ela voltou ao assunto dizendo que embora ela conheça e ame pessoas trans "apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa".

Rowling chegou até a escrever uma carta em seu site em junho, mas tudo só parecia piorar para o lado da autora. Daniel Radcliffe, Eddie Redmayne e muitos fãs ao redor do mundo foram completamente contra ao que ela escreveu.

Esses casos de J. K. Rowling não aconteceram somente esse ano, ela já defendeu um especialista do Reino Unido que fez comentários transfóbicos, gostou de um tweet que referia mulheres trans como “homens de vestido” e a um artigo sobre o meio transfóbico em 2017.


As gravações do terceiro filme de Animais Fantásticos já foi autorizada para retorno, mas as coisas especificamente relacionadas a Rowling e ao Depp amarga o retorno. Não sabemos muito bem sobre os próximos capítulos desse spin-off polêmico, então é aguardar e ver como vão se desdobrar as coisas.

Acho provável que aconteça algo sendo que é grande produção. Talvez não chegue a ser cancelado, mas esse terceiro filme, caso saia, vai ser o ponto crucial para o futuro dessa história. Lembrando que já tivemos cancelamentos de franquias nos últimos anos, então nada é impossível. Animais Fantásticos 3 terá uma história ambientada no Brasil e tem lançamento previsto para 12 de novembro de 2021.

Você Pode Gostar

0 comentários